quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

IDEOLOGIA




“Somos responsáveis pelo que falamos e pelo que calamos.”
(Castoriadis)


"A ideologia pertence sempre a um grande grupo de pessoas, nunca a um sujeito separadamente"


Todos nós participamos de certos grupo de idéias. Esses grupos já estão criados e, quando neles entramos, compartilhamos de suas idéias. São espécies de “bolsões” ideológicos, onde há pessoas que dizem coisas em que nós também acreditamos, pelas quais também lutamos, que têm opiniões muito parecidas com as nossas. Quando damos nossas opiniões, quando participamos de algum acontecimento, de alguma manifestação, temos muito pouco de nosso aí, reproduzimos conceitos que já circulam nesses grupos.

Ideologia não é, portanto, um fato individual, não atua inclusive de forma consciente na maioria dos casos. Quando pretendemos alguma coisa, quando defendemos uma idéia, um  interesse, uma aspiração, uma vontade, um desejo, normalmente não sabemos, não temos consciência de que isso ocorre dentro de um esquema maior, de um plano, de um projeto maior, do qual somos apenas representantes – repetimos conceitos e vontades, que já existiam anteriormente.


“A ideologia com trabalha com símbolos e é formada por estereótipos”


Os símbolos têm a função de falar de forma indireta, de falar de uma maneira não-clara sobre fatos e coisas e também de fazer que as pessoas pensem de uma forma não-imediata, ou seja, não-direta no assunto, mas por meio inconsciente.

A ideologia reúne uma série de símbolos e os organiza de maneira coerente.

Estereótipos são idéias, imagens, concepções a respeito de pessoas, objetos, fatos etc., que as pessoas criam, aprendem ou simplesmente repetem, sem avaliar se são ou não verdadeiros – são vícios de raciocínio.


“A ideologia como um conjunto de valores”


Valor é alguma coisa que o indivíduo preza, algo pelo qual a pessoa tem grande consideração.

As ideologias políticas e sociais estão orientadas para a realização de um grande valor, de um valor que é a meta final de uma sociedade.

“A ideologia como visão de mundo”


A “visão de mundo” implica numa determinada forma de se relacionar com os objetos, com as pessoas, com a natureza, mas sempre considerando que se trata de uma forma de “tomar partido”.

Portanto,

Ideologia é um conjunto de idéias, procedimentos, valores, normas, pensamentos, concepções religiosas, filosóficas, intelectuais, estéticas (artes), que possui um certa lógica, uma certa coerência interna e que orienta o sujeito para determinadas ações de uma forma partidária e responsável.


FONTE:

MARCONDES FILHO, Ciro. “O que todo cidadão precisa saber sobre ideologia”.
         São Paulo: Global, 1985.





Nenhum comentário:

Postar um comentário