terça-feira, 30 de abril de 2013

A Ditadura Perfeita

"A ditadura perfeita terá as aparências da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão sequer com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor a sua escravidão". 
(Aldous Huxley)


A história das coisas - DOCUMENTÁRIO 2

Este documentário é uma boa sistematização de nosso "sistema econômico" e de suas implicações.

Utilize o roteiro abaixo para suas reflexões sobre o documentário. Não é necessário escrevê-las, apenas leve suas considerações para a discussão em sala de aula.


Quanto às relações entre GOVERNO, SOCIEDADE E CORPORAÇÕES:
- Qual a função do governo?
- Quais as consequências de nosso sistema?
- Como você se posiciona frente à essas questões?


Quanto às RELAÇÕES PESSOAIS:

- Dominação de uns por outros.
- O que são as pessoas nesse sistema?
- Como as pessoas se sentem e são tratadas?
- Como você se posiciona frente à essas condições?


Quanto ao papel da MÍDIA para a manutenção e fortalecimento do consumo:

- "A seta dourada do consumo"...
- O papel da mídia em nossos sentimentos, pensamentos e escolhas.
- O que a mídia escolhe mostrar da realidade?


Versão dublada:
http://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw

Versão legendada:
http://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Da Servidão Moderna - DOCUMENTÁRIO

Queridos alunos,

Dando continuidade ao nosso processo de criação de nosso movimento cultural sugiro, como segundo passo, que olhemos para a IDEOLOGIA de nosso sistema econômico social.

Para isso estão abaixo uma definição de CULTURA do historiador Martim Cezar Feijó; uma metáfora utilizada para definir nosso modelo de civilização por Ray Anderson (no documentário A Corporação) e, por fim, o documentário  francês de Jean-François Brient em versões dublada e legendada.

Levem uma questão sobre o assunto abordado para nossa aula de 30 de abril, terça feira.

Carlos Amaral.


CULTURA


Por Cultura entenda-se

toda a produção ou manifestação voluntária, individual ou coletiva, que vise com sua comunicação à ampliação do conhecimento (racional e/ou sensível) através de uma elaboração artística, de um pensamento ou de uma pesquisa científica”. Em complemento: “são culturais as obras da inteligência ou da sensibilidade humana objetivando interferir na realidade, mesmo que seja através de uma descoberta num laboratório, ou até de uma música.” (FEIJÓ, 1983, página 8).


DOCUMENTÁRIO - DA SERVIDÃO MODERNA (Jean-François Brient)





METÁFORA DO VÔO.



                                    Desenhando a metáfora das primeiras tentativas de vôo. O homem saltando de um penhasco em seu avião batendo as asas, o sujeito batendo as asas. O vento no rosto. O tolo pensa que está voando mas está caindo. Ele ainda não sabe porque o solo está longe mas o avião vai se espatifar. Assim é a nossa civilização. O penhasco alto representa nossos recursos aparentemente ilimitados do início da nossa jornada. O avião não voa porque não foi construído segundo as leis da aerodinâmica. Está sujeito à lei da gravidade. Nossa civilização não voa porque não foi construída segundo as leis da aerodinâmica para civilizações voarem. E o solo ainda está longe, mas alguns já viram antes dos demais o chão se aproximar. Os visionários viram isso e nos contaram. Não há um único documento científico escrito nos últimos 25 anos que contradiga este cenário (...) Estamos deixando um terrível legado de veneno e ruína do ambiente para os netos de nossos netos, gerações ainda não nascidas. Alguns chamam isso de tirania intergeracional, uma forma de imposto sem representação arrecadado de gerações futuras. É a coisa errada a fazer.” (Ray Anderson em A Corporação. 2003, 38’:40’’).






                                            





quarta-feira, 17 de abril de 2013

Amy Jade Winehouse



Nas férias de 2010 pra 2011 estava em casa sem fazer nada, como de costume. Resolvi entrar no computador da minha irmã e por acaso havia uma lista de músicas aberta, olhei algumas musicas e sem querer cliquei numa cantora e começou a tocar sua música. Eu não pensei em parar a música, pois queria conhecê-la.
Comecei a pesquisar um pouco mais sobre a cantora desconhecida e descobri que o nome dela é Amy Winehouse  ouvi mais músicas dela. E de alguns tempos pra cá virei fã.
E por que gostei dela? Eu não sei exatamente, mas quando ouvi pela primeira vez fiquei encantada com a melodia, os instrumentos tocados e por sua voz envolvente, grave, relaxantee maravilhosa. 

Amy Jade Winehouse. Nasceu em Londres no dia 14 de setembro de 1983 e morreu em Londres, 23 de julho de 2011

Amy Winehouse foi uma cantora e compositora britânica conhecida por sua poderosa voz e sua mistura de gêneros musicais como R&B, soul e jazz. Nascido de um pai taxista e uma mãe farmacêutica, Winehouse cresceu na área de Southgate do norte de Londres.  Foi cercado por gêneros musicais como jazz. Muitos dos tios por parte de sua mãe eram músicos de jazz profissionais, e até mesmo sua avó paterna (que era separada de seu avô) estava envolvida com cantores de jazz. Enquanto em sua casa, ela ouviu e usufruiu do gosto musical de seus pais. As pessoas reconheceram seu talento musical e iniciou sua carrcarreira musical em 2003, lançando seu primeiro single, StrongerThan Me.

 Amy se casou com Blake Filder em Miami, com quem teve um relacionamento conturbado. Amy teve problemas com a saúde e polícia, como por exemplo, usar drogas, dirigir alcoolizada, e beber excessivamente e por isso foi internada nas clínicas de reabilitação e se afastando temporariamente da música. No dia 23 de julho de 2011, Amy foi encontrada morta em sua casa em Londres, Inglaterra, aos 27 anos, pois o álcool no sangue tinha alcançado um nível fatal.

Amy Winehouse era uma menina judia, não como todos os judeuses, ela gostava mais de um estilo provocante com vestidinhos curtos e decotes e seu cabelo e delineador que marcaram sua imagem, um estilo mais para Pin-up.

Na maioria de suas músicas ela falava que sobre os problemas depressivos por não ter ninguém ao seu lado, principalmente Blake que ficava preso por muito tempo e era o grande amor de sua vida. Na maioria das vezes falava sobre o amor e amigos, e sobre a reabilitação, como a sua famosa música Rehab conta.

AllMyLoving fala sobre a saudade que ela sente de Blake, por exemplo, fala que ela sente saudade do seu beijo e que lembra e imagina eles se beijando écomo mostra esse trecho da música :
http://www.youtube.com/watch?v=brp515JORqk
Vou fingir que estou beijando
Os lábios de que sinto saudade
Espero que meus sonhos se tornem realidade.

Bom, como disse na ideologia ela fala sobre as decepções amorosas, principalmente e provavelmente falando de Blake. Sua vida foi de altos e baixos,Amy se casou, se separou, namorou, por suas relações amorosas desastradas e principalmente pelas bebidas e pelas drogas.

Curiosidade:
Em 2006, a empresa de gestão finalmente sugeriu que ela entrasse em reabilitação por abuso de álcool, mas em vez disso, ela deixou a empresa e fez uma provocação com a musica “Rehab”.

Paula Cavassana 8o. ano






Guns 'n Roses


Eu conheci o “Guns 'N Roses” porque sempre gostei de bandas de rock antigo. Comecei a gostar realmente da banda quando eu ouvi um álbum deles que pertencia ao meu pai, era um álbum dos grandes hits da banda, eu gostei das músicas logo de cara.  Faz mais menos dois ou três anos que eu ouvi a primeira musica deles, que se não me engano foi “Sweet Child O' Mine”, que até hoje é uma das minhas músicas preferidas.




O “Guns ‘N Roses” é uma banda norte-americana, que se formou na Califórnia em 1985 a partir da união de duas bandas: A “Hollywood Rose” e a “L.A Guns”. Axl Rose era um integrante das duas bandas e decidiu uni-las após a “Hollywood Rose” se dissolver. 




Então a Axl e o guitarrista Izzy Stradlin, se uniram aos ex-integrantes da banda também recém-dissolvida, “L.A Guns”: o guitarrista Tracii Guns, o baixista Ole Beich, e o baterista Robbie Gardner. Logo após sua primeira apresentação o baixista Ole Beich saiu da banda, porém logo foi substituído Duff McKagan.




A banda permaneceu assim e fez alguns shows até a metade de ‘85, depois disso Tracii e Robbie deixaram a banda. Duff convidou seus antigos parceiros: o guitarrista Slash e o baterista Steven Andler para se juntar a banda. E assim se nasceu a formação mais conhecida do Guns ‘N Roses.




A banda já lançou oito álbuns, intitulados: “Live ?!*@ Like a Suicide”, “Appetite For Destruction”, “Lies”, “Use Your Illusion I”, “Use Your Illusion II”, "The Spaghetti Incident?", “Live in Era ’87-‘93” e “Chinese Democracy”. 



A banda Guns ‘N Roses usa bastante ironia para criticar o governo e as atitudes da sociedade. Em Civil War, por exemplo, eles criticam as guerras e o governo americano.




Para concluir, eu escolhi uma das minhas músicas preferidas da banda “November Rain” (link do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=8SbUC-UaAxE), que eu gosto por ser uma música mais calma deles, e por ter uma letra bonita.




Curiosidades:




“Live ?!*@ Like a Suicide” foi um álbum independente lançado pela banda, com apenas quatro músicas foi lançado em Dezembro de ‘86. Esse álbum era um álbum limitado, com apenas 10,000 cópias em LP e fitas cassetes. Uma dessas cópias foi parar na mão dos produtores da Geffen Records, que decidiu assinar um contrato com a banda.




“Appetite For Destruction” foi álbum de estreia da banda, lançado em Julho de ‘87 pela Geffen Records. Foi um álbum que recebeu ótimas críticas na época em que foi lançado e já foi o número um na Billboard Americana. Ganhou 18 vezes o álbum de platina nos Estados Unidos como o número um. Esse álbum tinha sucessos como “Sweet Child O’ Mine” e “Welcome To The Jungle” que alcançaram o Top 10 da Billboard.




“Lies” foi o segundo álbum da banda lançado em Novembro de ‘88. A faixa ‘Patience’ do álbum ficou em quarto lugar no BillBoard Hot 100. O álbum contava com quatro músicas de“Live ?!*@ Like a Suicide” e outras quatro faixas acústicas.




“Use Your Illusion I” e “Use Your Illusion I” foram lançado em Setembro de ‘91. Juntos alcançaram quase 1 milhão de cópias vendidas. A Turnê Use Your Illusion foi a última para alguns integrantes da banda como Slash e Duff.




"The Spaghetti Incident?"foi um álbum de covers lançado pela banda em Novembro 93. Músicas como "Since I Don't Have You" (cover da banda The Skyliners) foram muito bem aceitas. Esse álbum foi o último antes do grande hiato da banda, que durou quatro anos (’94-’98). Depois desse hiato, o último integrante da formação original do Guns ‘N Roses que permaneceu na banda foi Axl Rose.




Com a banda sendo “reconstruída” em 1998, os novos integrantes junto a Axl tentaram gravar um novo álbum, porém o “Chinese Democracy” foi finalmente lançado em 2008, depois de 13 anos de espera dos fãs da banda. Foram vendidas mais ou menos 5,1 milhões de cópias do disco.


LUANA SALES 9o. ano.

Fontes:

Disponível em:<http://www.gunsnrosesbrasil.com>. Data de acesso 03/03/13

Disponível em:<http://www.gunsnroses.com>. Data de acesso 03/03/13

IRA!


Eu, quando pequena, não gostava da banda Ira, mas sempre que eu andava de carro com minha mãe ela colocava o CD do show Acústico para tocar, eu odiava e sempre pedia para ela desligar o som, ela ria e colocava ainda mais alto, eu odiava por um simples motivo: eu não entendia a letra da música. Depois de algum tempo eu fui entendendo e decorando as músicas, comecei a gostar e ouvir, principalmente porque eu passava as músicas do computador da minha mãe para o meu Ipod, então eu sempre ouvia. 

A banda começou no final os anos 70, na ditadura militar, quando Edgard Scandurra gostava muito de Punk e ia à periferia para ouvi-la e ficar sabendo mais sobre tal. Foi então que Edgard e Teu amigo Dino resolveram montar uma banda que tocasse Punk, foi aí que nasceu o “Subúrbio”. Edgard estudava no Colégio Brasílio Machado, onde, de vez em quando, via um menino que se vestia estranho que tinha o apelido de Nasi. Logo depois a banda havia um novo integrante: Nasi o vocalista. Nasi chamou o amigo Edgard para tocar num show na PUC e ali surgiria o “Ira”, ainda sem exclamação, e com nome inspirado no Exército Republicano Irlandês. Completavam a formação o baterista Fabio Scatone, e o baixista Adilson.

As letras das músicas são realmente muito boas e ela é nacional, o que é bem legal, o único ponto ruim da banda é que ela terminou em 2007 depois de uma briga entre o empresário e o vocalista Nasi (Marcos Valadão), mas aí (pelo Orkut) o guitarrista da banda (Edgard Scandurra) informou que a banda Ira! iria voltar sendo ele o vocalista porém, algo não deve ter dado certo e o baterista da banda (Andre Jung) confirmou o término da banda.

A música que eu escolhi é a “Girassol” pois ela é a mais famosa da banda; 



Beatriz – 8º ano.

BIBLIOGRAFIA:

Amy Winehouse


Um dia eu estava em casa preparando meu jantar e minha irmã começou a ouvir músicas, quando uma me chamou a atenção. Era uma música da Amy Winehouse. Então resolvi procurar saber mais sobre ela e suas músicas, gostei muito da melodia que elas tinham e de sua voz, ouço-as até hoje e sou fã.
Amy Jade Winehouse nasceu no dia 14 de setembro de 1983, em Londres. Foi uma cantora e compositora britânica, que fazia uma mistura de gêneros musicais em suas canções, dentre eles estão, R&B, Soul e Jazz. Ela iniciou a carreira musical em 2003, lançando seu primeiro single: “Stronger Than Me”.
Amy enfrentou sérios problemas relacionados à saúde, fumava e bebia em excesso, já foi internada em uma clínica de reabilitação em 2008, e outra vez em 2010. Foi presa duas vezes por agressão e também por dirigir bêbada. Amy teve um relacionamento conturbado com Blake, ele foi uma das maiores inspirações para suas músicas. Em 23 de julho de 2011, aos 27 anos, ela foi encontrada morta em sua casa, em Londres. Até hoje ninguém sabe qual foi a causa exata de sua morte.
Suas músicas falavam sobre os problemas e decepções amorosas que ela já enfrentou, sobre não ter ninguém ao seu lado e sobre a paixão que tinha por Blake.
Amy tinha um estilo Pin-up, usava um delineador forte e um aplique, que marcavam sua imagem, vestidos curtos e decotados, e tinha uma Pin-up tatuada no braço.


Rehab é uma música que fala sobre a resistência dela ao tentarem mandá-la para a clínica de reabilitação, em um trecho, Amy fala que só precisa de um amigo, e que não vai “desperdiçar” dez semanas para pensarem que ela está se recuperando. Link da música: www.youtube.com/watch?v=KUmZp8pR1uc


FERNANDA MINGIONE 8o. ano.

Data de acesso: 02/04/2013