quarta-feira, 8 de maio de 2013

Black Sabbath


Eu comecei a ouvi-los por causa do meu primo.  
Um belo dia estava eu na minha chácara, com meu primo (o Xico); foi quando ele viu que eu escutava musicas não tão legais; então o Xico chegou pra mim e me falou: ”Escuta isso! É muito melhor do que isso que você escuta!”, eu escutei e senti a maravilhosa energia da musica deles me preenchendo por  dentro. E à partir daquele momento comecei a escuta-los por toda parte, e hoje o Black Sabbath faz parte da minha vida.
As musicas deles são incríveis, elas te deixam paralisados, no primeiro momento, mas depois cada vez que você ouve você sente sensações diferentes e este é o que há de tão maravilhoso no Black Sabbath.  
O Black Sabbath começou em 1968, quando o guitarrista Frank Anthony Iommi e o baterista William Thomas Ward deixaram o grupo Mythology e formam uma nova banda só como dois integrantes do Rare Breed; o vocalista John Michael Osborne e o baixista Terence Michael Butler. 
Com outro guitarrista, Jimmy Phillips e o saxofonista Alan "Aker" Clarke formam o The Polka Tulk Blues Company, que teve o nome encurtado para Polka Tulk. E depois de Phillips e Clarke saírem o nome muda para Earth; fizeram uma série de shows na Inglaterra e na Alemanha. O grupo sofre pequena crise quando Iommi deixa a banda para ingressar no grupo Jethro Tull, em outubro de 1968. Mas volta no ano 1969.
Na Inglaterra descobrem que havia outra banda de mesmo nome e resolvem adotar o nome Black Sabbath, inspirado em um filme de terror estrelado por Boris Karloff.
Assim, Ozzy Osborne, Tony Iommi, Geeze Butler e Bill Ward formam um das mais clássicas bandas da história: Black Sabbath.
Tendo Jim Simpson como empresário, fecham contrato com o selo especializado em grupos progressivos. Apesar de terem recebido pouquíssimo dinheiro, o grupo estava sedento para gravarem as primeiras músicas e em incríveis três dias e por módicas 600 libras é gravado o primeiro disco, que levava apenas o nome do grupo, Black Sabbath.
Gravado em janeiro de 1970 e lançado no dia 13 de fevereiro, o álbum foi produzido por Roger Bain, o disco havia sido precedido, em dezembro do ano anterior, pelo primeiro compacto do grupo, Evil Woman, que fez sucesso algum.
Apesar da inexperiência, do pouco tempo para se gravar - boa parte do disco foi gravado "ao vivo" no estúdio.
Apesar de ter ainda momentos em que lembrava o antigo Earth, com Ozzy empunhando uma gaita de boca, percebe-se a força da banda, especialmente nos riffs lentos e pesados do canhoto Iommi, que tinha um som próprio, ao perder a ponta de dois dedos da mão direita em um acidente que teve em uma fábrica de aço, aos 17 anos.  
O Black Sabbath foi criado, com o objetivo de criticar os sistemas dentro  das religiões, como, o Catolicismo, o Judaismo e o Islãmismo.

RODRIGO LIMA - 9º ano


Sites e Bibliografias utilizadas no texto:

Um comentário:

  1. Otimo trabalho rodrigo, gostei de sua analise sobre a banda, mas eu gostaria de perguntar uma coisa, a sua banda a partir das musica procura criticar o sistema religioso, eu gostaria de saber se algum dos integrantes é religioso? Se for qual sua crença? Se a religião dele é criticada pela musica da propia banda como ele se sente em ralação a isso?

    HENRIQUE COLLARES 9º ANO

    ResponderExcluir