terça-feira, 12 de março de 2013

Nirvana


            Há um tempo, mais ou menos em 2011, ouvi o solo de Smells Like Teen Spirit... Não sabia o nome dessa música, nem de que banda era. Já havia ouvido ela diversas vezes antes, mas nunca tinha prestado tanta atenção como naquele dia... Fiquei louco para saber o nome, e quando finalmente descobri, passei a ouvir várias horas seguidas.
            E assim passei a descobrir várias outras músicas e também a me identificar com várias delas, apesar de achar algumas letras “pesadas”, achei o som da banda muito bom por ser diferente a maneira de como Kurt cantava e se expressava em suas músicas.


            Em Dezembro de 1987, Kurt, Krist e o baterista Aaron Burckhard formam a banda Nirvana. Um mês depois, Nirvana grava um álbum demo de 10 músicas com o “Padrinho do Grunge", o lendário produtor de Seattle Jack Endino. O Sub Pop co-honcho Jonathan Poneman ouve a fita e oferece exibir um Single do Nirvana. No meio deste mesmo ano de 1989, Nirvana embarca em sua primeira turnê pelos EUA com um mês de duração. Após um tempo de sucesso, a banda lança o Nevermind, e logo ele se torna disco de ouro.
            Em Novembro de 1991, a  MTV passou o clipe Smells Like Teen Spirit constantemente na TV, a música ficou conhecida como um hino para a geração. Em meio de todo sucesso, Nirvana toca em um concerto no San Francisco's Cow Palace para aumentar a conscientização e gerar ajuda para sobreviventes de estupro na Bósnia-Herzegovina. Três anos depois, ocorre o que inesperado, Kurt Cobain é encontrado morto com um ferimento de espingarda.
            Após a superação da morte de Kurt, em 2002, You Know You’re Right é lançado. Essa música foi gravada em janeiro de 1994, e permanece até hoje como a última canção de Kurt, Krist e Dave já gravaram juntos. E essa mesma música ficou em 1º lugar na Billboard Modern Rock Chart e na Billboard Mainstream Rock, e permaneceu nesta posição durante 4 semanas consecutivas.
Em 3 de novembro de 2009 ocorreu o 20º aniversário do álbum de estreia do Nirvana.


            Nirvana, no Budismo, significa o estado de libertação do sofrimento segundo o pensamento dos monges Shramana, o que é mais ou menos o que eles representam. As músicas falam sobre coisas variadas, mas quase sempre em protesto a algo, como Mr. Moustache, que fala sobre homens machistas; Downer, a tentativa de uma música contra a política; Polly, é baseada no sequestro de uma adolescente de 14 anos.

        
           Por fim, aqui vai uma música que, se você conhece Nirvana, provavelmente já  ouviu. Eu concluí que ela e várias outras músicas do Nirvana são muito boas, não só pelo som, mas também pelas letras das músicas. Mas agora é com você, tire sua própria conclusão sobre a banda e suas músicas:


Igor Barbosa Marques

Um comentário:

  1. Achei teu texto muito bom, parabéns pela escolha, todos gostamos muito desta banda, continue escrevendo assim

    Beatriz Veneroso 8o. ano

    ResponderExcluir